Tratamentos Quimioterápicos

A quimioterapia usa drogas anticâncer para destruir as células tumorais por diversos mecanismos que interferem no ciclo celular.

Devido a similaridade entre os receptores das células tumorais e células saudáveis o tratamento acaba afetando o paciente de forma sistêmica, não afetando apenas as células cancerosas. 

Geralmente, a quimioterapia é administrada por via intravenosa, embora exista medicamentos via oral ou casos em que mais um quimioterápico é administrado.

Finalidades dos tratamentos

CURATIVA: Quando utilizado para controlar completamente o tumor.

ADJUVANTE: Quando realizado após a cirurgia, a finalidade é eliminar as células cancerosas remanescentes e reduzir a incidência de recorrência e metástase.

NEOADJUVANTE: Usado para reduzir tamanho do tumor e tornar o tratamento cirúrgico mais bem-sucedido;

PALIATIVO: Sem finalidade de tratamento, utilizado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

É importante que todas as opções de tratamento sejam sempre discutidas com o médico, bem como sua eficácia e seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.

Fonte: Oncoguia

Postagens recentes

Tratamentos Quimioterápicos

A quimioterapia usa drogas anticâncer para destruir as células tumorais por diversos mecanismos que interferem no ciclo celular. Devido a similaridade entre os receptores das

Continue lendo »

Segurança ao Paciente

“Um em cada 10 pacientes sofre algum dano enquanto recebe cuidados de saúde e aproximadamente 43 milhões de problemas relacionados à segurança do paciente ocorrem

Continue lendo »